As crianças que perderam a vida em busca dos seus direitos continuam na memória das crianças e adultos dos dias de hoje, pelo que o supermercado Candado celebrou a data convidando os mais pequenos a visitarem as instalações desta superfície comercial e a aprenderem um pouco do que lá se faz.
O supermercado Candando celebrou o Dia Internacional da Criança Africana, convidando um grupo de pequenos visitantes para conhecer, numa visita guiada, as instalações do supermercado e a actividade de quantos ali trabalham, numa actividade enquadrada nos projectos sociais da empresa.
Para alegria dos mais jovens, os funcionários do supermercado explicaram como determinados alimentos são processados até chegarem à mesa dos clientes. Meninas e meninos aprenderam a fazer pizza, pão e hambúrgueres, visitaram a pastelaria, o talho e a panificadora e tiveram a oportunidade de aprender como determinadas máquinas funcionam. No final da visita ainda ficaram a saber da importância do dia 16 de Junho e as razões pelas quais é celebrado.
A data é comemorada, sobretudo nos países africanos, em memória das vítimas das manifestações ocorridas neste dia, em 1976, quando estudantes negros da cidade sul-africana de Soweto exigiram o direito a uma melhor educação e à aprendizagem, nas escolas, das suas línguas maternas em vez do inglês e do afrikaans.
Embora as manifestações fossem pacíficos o dia terminou em tragédia, com a morte de vários estudantes provocada pela extrema violência da repressão de um acontecimento que ficou conhecido como “Levante Soweto”.
A data ganhou o estatuto de “Dia Internacional” em 1991 e, para a assinalar são realizadas actividades de educação e apelo ao respeito pelas crianças e pelos seus direitos. Apesar desta luta, milhares de crianças continuam a ser vítimas de injustiça e violência.